O Tzolkin de 260 dias, também conhecido como calendário sagrado, é o mais antigo conhecido da Mesoamérica, datando de pelo menos 600 AC e se tornou um dos principais utilizado pelos Maias.
Sua origem é cercado por muitas teorias. Em uma delas diz que ele surgiu a partir da observação dos astros e dos ciclos da natureza, bem como da matemática com base nos números 13 e 20 que eram sagrados para os Maias.
Outra teoria é de que esse período de 260 dias é a duração da gravidez humana e que as parteiras utilizavam esse calendário para acompanhar e prever o nascimento de uma criança.
Acredita-se também que ele foi muito utilizado na agricultura, por exemplo, para determinar o melhor período para plantar e colher.
Os Maias eram matemáticos e astrônomos muito experientes. Eles usaram seus estudos, suas observações e intuição para criar calendários muito precisos e sincronizados. O Haab (365 dias) e o Tzolkin (260 dias) são exemplos de ciclos independentes mas ao mesmo tempo sincronizados, de modo que os dois chegavam no mesmo ponto após um período de exatos 52 anos.
Vale ressaltar que esta famosa representação das engrenagens NÃO era usada pelos Maias, ela é usada apenas para entender como os dias eram intercalados. Essa engrenagem ou Roda do Calendário é composta por uma combinação do Tzolkin com o Haab que forma um ciclo sincronizado que dura 52 anos.
O Tzolkin foi adaptado no conjunto de ferramentas da Lei do Tempo, mantendo sua base matemática perfeita e é composto pela combinação total dos 20 Selos com os 13 Tons, totalizando 260 dias (Kins), cada um com um significado único e espiritual, divididos principalmente em 20 ondas encantadas (20 ciclos de 13 dias)
Da mesma forma que o Tzolkin e o Haab estavam sincronizados na época dos Maias, hoje temos através da Lei do Tempo o Tzolkin Adaptado (260 Dias) e o Sincronário das 13 Luas e 28 Dias (365 Dias) representando os 2 “calendários” independentes mas que estão conectados entre si (assim como na foto da engrenagem) de modo que nesse sistema, um dia só se repete a cada 52 anos.
Seu nascimento tem uma data específica na engrenagem do Sincronário e também um dia específico na engrenagem do Tzolkin (que representa seu Kin). Esse mesmo dia só vai se repetir a cada 52 anos, ou seja, no seu aniversário de 52 anos a data no Sincronário das 13 Luas e 28 Dias terá o mesmo Kin do dia do seu nascimento. Isso se repete novamente quando você completa 104 anos…